Sugar
2018
Sinopse
1º ATO
O pano sobe ao som de uma multidão que consome um cenário português. Chove açúcar de várias nacionalidades. Um sol fantástico nasce e ilumina a cena. Uma praia a ocidente. Estamos num arraial de Junho. Música. O som do mar também se ouve. Uma cadeira de nadador salvador transparente à direita média. À esquerda, a porta que dá para o centro comercial com uma fonte de diamantes caramelizados que gira sobre si mesma. Está cada vez mais calor e a música torna-se cada vez mais alegre. Uma cena lindíssima. Caem pétalas na ribalta. A orquestra toca a abertura da peça. Uma corista de acrílico corre pela balaustrada, enquanto canta. À esquerda média, um galo tenta desenfreadamente encontrar um grão perdido por entre a areia. Desce da teia uma cortina marisol. Oito cachorrinhos mortos, sorridentes mas desolados, conversam sobre o fogo-de-artifício a que estão a assistir.
2º ATO
O palco está vazio. Há um vago cheiro a anestesia. ________, uma palavra projetada. Um espesso nevoeiro invade a cena. Algo não está bem com o clima, sim, ninguém está bom do clima. Há qualquer coisa que ________. A memória esvai-se, mas não há lobotomia. O cronometro dita o ritmo de uma opinião. Faz a fila andar. Hoje ninguém sai daqui, nem a ________. Hoje ninguém ________, apesar de que ainda existe ________. Algo, ou alguém, parece ter sido morto fora de cena. Ainda assim, não é isso ou esse que ________. Um corpo ergue-se por entre a lama. ________-lhe um figurino de vários tamanhos, texturas e cores. Percebe que está acompanhado, não sabemos por quem. ________m didascálias.
3º ATO
Resistência.
Trailer
Ficha Técnica
Conceção e direção
SillySeason
Interpretação
Ana Sampaio e Maia, Cátia Tomé, Ivo Saraiva e Silva, João Cristóvão Leitão, Ricardo Remédio, Ricardo Teixeira, Rui Palma e Victor Gomes
Música e sonoplastia
Ricardo Remédio
Vídeo
João Cristóvão Leitão
Cenografia, adereços e figurinos
SillySeason e Inês Ariana
Design de iluminação
Carolina Caramelo
Apoio técnico e montagens
Manuel Abrantes
Operação de luz e montagens
Phedra Genevrois
Produção
SillySeason
Produção executiva
Cátia Tomé e Ricardo Teixeira
Assessoria de imprensa
Tiago Mansilha
Fotografia
Rui Palma e Alípio Padilha
Apoios
ACDM – Associação Cultural Desportiva de Mindelo, APCOR - Associação Portuguesa de Cortiça, Balleteatro, Cão Solteiro, DuplaCena, Emboscada, MTConsulting, Pólo Cultural Gaivotas Boavista | Câmara Municipal de Lisboa, Rua das Gaivotas6, Universidade Sénior de Amarante, Visões Úteis
Patrocínios
C.R. Cortiças, Realcork, Iki Mobile, Viking Cortiças
Residência
23 Milhas - Fábrica das Ideias
Acolhimento
Escola de Mulheres | Clube Estefânia
Co-produção
Câmara Municipal do Porto – Criatório
Estreia
Teatro Helena Sá e Costa
(Porto)
Fevereiro 2018
Reposição
Escola de Mulheres
Clube Estefânia (Lisboa)
Junho 2018
Sugar
2018
Sinopse
1º ATO
O pano sobe ao som de uma multidão que consome um cenário português. Chove açúcar de várias nacionalidades. Um sol fantástico nasce e ilumina a cena. Uma praia a ocidente. Estamos num arraial de Junho. Música. O som do mar também se ouve. Uma cadeira de nadador salvador transparente à direita média. À esquerda, a porta que dá para o centro comercial com uma fonte de diamantes caramelizados que gira sobre si mesma. Está cada vez mais calor e a música torna-se cada vez mais alegre. Uma cena lindíssima. Caem pétalas na ribalta. A orquestra toca a abertura da peça. Uma corista de acrílico corre pela balaustrada, enquanto canta. À esquerda média, um galo tenta desenfreadamente encontrar um grão perdido por entre a areia. Desce da teia uma cortina marisol. Oito cachorrinhos mortos, sorridentes mas desolados, conversam sobre o fogo-de-artifício a que estão a assistir.
2º ATO
O palco está vazio. Há um vago cheiro a anestesia. ________, uma palavra projetada. Um espesso nevoeiro invade a cena. Algo não está bem com o clima, sim, ninguém está bom do clima. Há qualquer coisa que ________. A memória esvai-se, mas não há lobotomia. O cronometro dita o ritmo de uma opinião. Faz a fila andar. Hoje ninguém sai daqui, nem a ________. Hoje ninguém ________, apesar de que ainda existe ________. Algo, ou alguém, parece ter sido morto fora de cena. Ainda assim, não é isso ou esse que ________. Um corpo ergue-se por entre a lama. ________-lhe um figurino de vários tamanhos, texturas e cores. Percebe que está acompanhado, não sabemos por quem. ________m didascálias.
3º ATO
Resistência.
Trailer
Ficha Técnica
Conceção e direção
SillySeason
Interpretação
Ana Sampaio e Maia, Cátia Tomé, Ivo Saraiva e Silva, João Cristóvão Leitão, Ricardo Remédio, Ricardo Teixeira, Rui Palma e Victor Gomes
Música e sonoplastia
Ricardo Remédio
Vídeo
João Cristóvão Leitão
Cenografia, adereços e figurinos
SillySeason e Inês Ariana
Design de iluminação
Carolina Caramelo
Apoio técnico e montagens
Manuel Abrantes
Operação de luz e montagens
Phedra Genevrois
Produção
SillySeason
Produção executiva
Cátia Tomé e Ricardo Teixeira
Assessoria de imprensa
Tiago Mansilha
Fotografia
Rui Palma e Alípio Padilha
Apoios
ACDM – Associação Cultural Desportiva de Mindelo, APCOR - Associação Portuguesa de Cortiça, Balleteatro, Cão Solteiro, DuplaCena, Emboscada, MTConsulting, Pólo Cultural Gaivotas Boavista | Câmara Municipal de Lisboa, Rua das Gaivotas6, Universidade Sénior de Amarante, Visões Úteis
Patrocínios
C.R. Cortiças, Realcork, Iki Mobile, Viking Cortiças
Residência
23 Milhas - Fábrica das Ideias
Acolhimento
Escola de Mulheres | Clube Estefânia
Co-produção
Câmara Municipal do Porto – Criatório
Estreia
Teatro Helena Sá e Costa
(Porto)
Fevereiro 2018
Reposição
Escola de Mulheres
Clube Estefânia (Lisboa)
Junho 2018
Press